domingo, 28 de novembro de 2010

A ocupação das Favelas do Alemão

Agentes entraram na comunidade às 8h, com blindados e helicópteros.
Tiroteio começou por volta das 7h deste domingo (28).


Do G1 RJ

invasãoVeja imagensdo início da ocupação no Conjunto de Favelas do Alemão (Foto: TV Globo)
Acompanhe passo a passo a megaoperação da polícia e das Forças Armadas para ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão.
Bope cara pintadaBope cara pintada (Foto: Reprodução/TV Globo)
9h01 - Na Estrada do Itararé, policiais começam a camuflar um carro blindado da polícia, conhecido como caveirão, com um tecido com cores semelhantes às fardas camufladas das Forças Armadas.
8h56 - "O estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos crimonosos. Já dominamos o Alemão", diz o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.
8h54 - Chegam ao entorno da favela dois carros do esquadrão antibombas.
8h52 - Ambulância do Exército entra no Alemão.
8h44 - Agentes da Polícia Civil chegam à Estrada do Itararé com maconha, cocaína, granadas, um facão e material para embalar entorpecentes apreendidos no Areal.
8h40 - A polícia se prepara para avançar em outros pontos da favela, depois que foi considerada conquistada a area do Areal.
8h39 - O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, disse que vai usar a força máxima na invasão ao Complexo do Alemão. “Não vai haver revezamento. Já lançamos as primeiras equipes para a favela, e vamos lançar outras. A missão do Bope é tomar os pontos altos do complexo, como a Pedra do Sapo, o Morro da Fazendinha entre outros”, disse.
8h35 - Pelo menos seis blindados da Marinha  e quatro picapes da Polícia Federal chegam ao local para reforçar a operação.
8h25 - O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski confirma a chegada dos agentes à localidade conhecida como Areal, na parte central da favela.
8h22 - Dois homens são detidos e saem da favela escoltados por homens do Exército.
8h12 - Um carro do Corpo de Bombeiros transportando macas e suprimentos deixou o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, em direção ao Alemão. Mais cedo, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, passou pelo Getúlio Vargas, onde fez uma visita de rotina.
8h - Policiais militares, federais, civis e agentes das Forças Armadas começaram a ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão. A entrada das equipes, com blindados, apoio de helicópteros e atiradores de elite, foi marcada por uma grande troca de tiros.
7h22 - Policiais se preparam para entrar na comunidade. Antes de partir para a operação, eles se cumprimentam desejando boa sorte. "A gente está na expectativa. Estamos nos momentos finais, a qualquer momento vamos entrar", disse o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira.
6h51 - Começa o tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão. Um blindado da Marinha, um caveirão, que é o blindado da polícia, além de veículos da Polícia Federal e da Polícia MIlitar reforçam o cerco no local.
Tropas se posicionam para combate no Morro do Alemão
Tropas se posicionam para combate no Morro do Alemão (Foto: Felipe Dana / AP
 
Que a operação seja um sucesso.É o que o rio e Janeiro mais quer neste momento, e que não para por aí . Continue por to o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário