segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fundador do WikiLeaks agradece apoio de Lula em entrevista

Presidente criticou prisão de Julian Assange, que foi libertado na quinta.
"Recebo ameaças a todo momento", disse em entrevista ao jornal "El País".

Do G1, em São Paulo

Em entrevista ao jornal espanhol “El País”, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, agradeceu o apoio que recebeu de líderes da América do Sul e da Austrália, “em especial” ao presidente Lula, que criticou sua prisão em discurso no Planalto.

“[Lula] é um caso especial, porque está deixando o cargo, e isso lhe permite ser mais direto do que havia sido. Já não tem que prestar nenhuma lealdade aos Estados Unidos”, disse Assange ao diário espanhol.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dá entrevista nesta sexta-feira (17) em Suffolk, em frente à casa em que está hospedado.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dá entrevista nesta sexta-feira (17) em Suffolk, em frente à casa em que está hospedado. (Foto: AFP)


O fundador do Wikileaks, que responde a duas acusações de crimes sexuais na Suécia e deixou a prisão em Londres na última quinta-feira, contou como se sente agora cumprindo a pena de liberdade condicional na mansão do apoiador Vaughan Smith, nas cercanias de Londres.
 
“É maravilhoso ter deixado o confinamento. Me sinto muito determinado. Vi que recebemos apoio em escala mundial, especialmente na América do Sul e Austrália e é como se todo mundo, em todas as partes tenha nos apoiado. Mas quanto mais próximo está um homem do poder, menos predisposto está a nos apoiar, provavelmente porque tem mais a perder. Nos últimos dez dias, temos visto gente, incluindo próximas do poder, que demonstraram seu apoio.”
Assange também contou receber ameaças de morte constantemente, principalmente dos Estados Unidos, após o site ter iniciado a divulgação de mais de 250 mil mensagens da diplomacia americana.
"Recebo ameaças a todo momento. Meu advogado as recebe, meu filhos também", disse o fundador do WikiLeaks. Questionado de onde procediam as ameaças, disse: "A maioria parecem vir de membros das Forças Armadas dos Estados Unidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário