sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TV do Irã diz que condenada ao apedrejamento não foi libertada

Segundo rede estatal de TV, Sakineh fez apenas a reconstituição do crime.
ONG alemã havia anunciado sua suposta libertação na véspera.

Do G1, com agências internacionais

A iraniana Sakineh Mohamadi-Ashtianí, condenada por adultério e cumplicidade no assassinato de seu marido, teria deixado a prisão apenas por algumas horas para fazer a reconstituição do crime e não foi libertada, informou a rede estatal de TV “Press TV”, nesta sexta-feira (10).
Na quinta (9), as agências  divulgaram uma série de fotos que supostamente mostram a iraniana, condenada a morrer apedrejada, em liberdade.
"Ao contrário da vasta campanha de publicidade da mídia ocidental sobre que a assassina confessa tinha sido libertada", ela continuava sob custódia, disse o site da TV.
O governo do Irã não confirmou a libertação.
A rede de TV iraniana informou ainda que a história completa irá ao ar nesta sexta durante o programa “Irã hoje”. Participaram da gravação, segundo a emissora, o filho de Sakinhe, Sajad Ghaderzadeh, e seu advogado, Javid Houtan Kian, que de acordo com a rede estatal permanecem presos e também não foram libertados.
Suposta foto de Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada a apedrejamento que teria sido libertada, segundo informações não-oficiaisa
Suposta foto de Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada a apedrejamento, que teria sido libertada, segundo informações não-oficiais. (Foto: AP Photo)
O Comitê Internacional Antiapedrejamento, ONG alemã que acompanhava o caso, havia informado nesta quinta sobre a libertação da iraniana. Seu filho e seu advogado também teriam sido soltos, disse a ONG.
Sakineh, de 43 anos, foi condenada em 2006 a dez anos de prisão por participação no assassinato de seu marido com um de seus amantes, e condenada à morte por apedrejamento por vários adultérios, segundo as autoridades iranianas.
Sua condenação foi reduzida em 2007 a 10 anos de cadeia, após uma apelação, mas a sentença do apedrejamento foi confirmada por outro tribunal de apelação. Atualmente, sua pena passa por uma revisão.
O caso veio a público em julho passado e provocou uma onda de protestos no Ocidente, com pedidos para que a sentença não fosse aplicada.
O Irã acusa o Ocidente de usar o caso como arma de propaganda, transformando um “caso simples” em um meio de pressionar o governo do presidente Mahmud Ahmadinejad, criticado por supostas irregularidades eleitorais e desrespeito aos direitos humanos.
Em julho, o presidente Lula, após inicialmente dizer que não intercederia por Sakineh, apelou a Ahmadinejad para que Sakineh fosse recebida no Brasil. Em 3 de novembro, a presidente eleita, Dilma Rousseff, disse que o apedrejamento seria “uma coisa bárbara”.
* Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário