segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pesquisadores lançam aplicativo de celular que "detecta" pedófilos

Sistema mostra se criança está conversando com um adulto

BBC Brasil


Reprodução
Reprodução
Aplicativo analisa frases do internauta
 

Pesquisadores britânicos criaram um aplicativo para telefone celular que, segundo eles, pode identificar adultos que fingem ser crianças em salas de bate-papo online.
O aplicativo, chamado Child Defense, ou Defesa da Criança em português, analisa a linguagem usada pelos usuários de sala de bate-papo ou sites de relacionamento em celulares e gera um perfil da idade da pessoa, o que ajuda a identificar pedófilos em potencial.
O aplicativo ainda está passando por testes, mas os primeiros usuários já aprovaram. O software detecta os adultos que usam abreviações exageradas, para tentar se misturar às crianças.
Para que o programa funcione, as crianças precisam copiar e colar suas conversas na janela do aplicativo, que analisa os padrões de linguagem: cada vírgula, cada ponto final do texto em inglês é examinado para identificar os possíveis pedófilos.
James Walkerdine, chefe do projeto, desenvolvido pela Universidade de Lancaster, disse que a ideia veio de pais, que disseram aos pesquisadores que, em vez de monitorar as crianças, preferem confiar em seus filhos, com programas que os ajudem a se proteger.
Mas a National Society for the Prevention of Cruelty to Children (NSPCC), ONG britânica engajada na prevenção de violência infantil, alertou que o programa pode gerar uma falsa noção de segurança.
Chris Cloke, que trabalha para a entidade, disse que programas como esse podem ajudar, "mas eles têm de ser apenas uma parte de uma proteção maior contra o abuso sexual de crianças".

Entidades de proteção de crianças alertam que os pedófilos usam meios cada vez mais sofisticados para enganar crianças na internet. O aplicativo será disponibilizado na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário