sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Séries policiais conquistam ibope com ação e mistério

Com média acima de 10 pontos, Trauma e CSI estão entre as maiores audiências da Record

Vanessa Sulina, do R7
 
 
Divulgação
CSI Las Vegas: inteligência para desvendar crimes
 
Violência, ação e muita velocidade são elementos que não faltam em um seriado policial. Os altos índices de audiência de Trauma e CSI, ambos da Record, provam que as tramas não são sucesso apenas fora do país, mas que já caíram no gosto dos brasileiros.

Saiba tudo sobre Trauma
Veja tudo sobre CSIAs histórias de investigações criminais em CSI e as aventuras de um grupo de paramédicos que atendem vítimas de graves acidentes em Trauma têm registrado médias acima da casa dos 10 pontos no Ibope.

Na última quarta (26), exibida no começo da madrugada, entre 0h15 a 1h10, Trauma abocanhou impressionantes 11 pontos de média, seu recorde desde a estreia, no último dia 4.

Apesar de estarem na grade noturna de programação (CSI Las Vegas, às 21h15, e Trauma, à 0h), elas figuram entre as atrações de maiores audiências da emissora.

De acordo com Claudino Mayer, especialista em televisão da USP (Universidade de São Paulo), esses tipos de programa fazem sucesso porque atendem a demanda de pessoas que “não dispõem de muito tempo”.

- O episódio tem começo, meio e fim. É exatamente para aquela pessoa que não quer se prender em algo longo, tipo novela ou minissérie. Você não precisa ter uma fidelidade.


É exatamente esse um dos motivos que faz o estudante universitário Gabriel Alexandre gostar ainda mais destas atrações e tornar-se fiel telespectador destes programas.

- Gosto de ver porque estas séries trazem uma problemática, um enigma que precisa ser resolvido, que nos prende a atenção. Outro motivo é a falta de boas opções de programas na TV aberta nos mesmos horários.

Mayer confirma o que diz o telespectador. Para o estudioso, as ações e investigações instigam o público.

- Trauma e CSI são muito contemporâneas. Elas despertam o interesse do homem moderno, porque aborda temas ligados à sua vida.

Um dos maiores nomes do jornalismo investigativo brasileiro, o repórter Marcelo Rezende afirmou ao R7 que o sucesso destas séries está no fato de elas retratarem fielmente a realidade.

- As pessoas vivem em um mundo violento e só acompanham nos noticiários o produto final. Nesses programas, eles conseguem acompanhar como tudo acontece na comodidade de suas poltronas. O público vai investigando junto.

Segundo o apresentador, o tema da violência também faz parte do cotidiano dos brasileiros.

- Junto da saúde, o tema da segurança é o número um em importância para os cidadãos.

Seriados conquistam brasileiros
Não é de hoje que as séries são sucesso no Brasil. Desde a década de 1950, diversos programas deste tipo já faziam parte da programação e agradavam aos telespectadores.

No final dos anos 70, a Ilha da Fantasia caiu nas graças do público, já que era ambientada em um local onde qualquer desejo poderia ser realizado. 

 

Nos anos 1980, a história de MacGyver: Profissão Perigo, um agende secreto, que resolvia seus problemas sem armas, caiu no gosto popular. Tanto que até hoje, o nome do personagem principal é usado em brincadeiras quando uma pessoa consegue resolver problemas para lá de complicados.

Já na última década, não se pode deixar de citar sucessos como Lost, que conta a história de pessoas perdidas que sobrevivem em uma ilha misteriosa, e a comédia Sexy and City, que conta as aventuras e os dramas das mulheres modernas e que se tornou ainda sucesso nos cinemas.
Já postei que sou muuuuito fã de CSI, mas não existe na tv, melhor série nesta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário