quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo do Rio diz que "nova dengue" não deve causar pânico

Duas moradoras de Niterói foram infectadas; maioria não é imune a esse vírus
André Paino, do R7, no Rio
André Paino / R7André Paino / R7
Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Alexandre Chieppe, durante coletiva no Rio
O vírus da dengue 4, que chegou ao Estado do Rio de Janeiro, não deve ser sinônimo de pânico para a população, segundo o secretário estadual de Saúde Sérgio Cortez, durante coletiva realizada nesta quinta-feira (24). Isso porque, segundo ele as autoridades de saúde já esperavam a entrada do vírus no Estado, que deve ter vindo da Venezuela.
Duas irmãs de 21 e 22 anos, infectadas com esse sorotipo da dengue, apresentaram os primeiros sintomas no dia 6 de março, mas já se recuperaram e estão evoluindo bem, em sua residência. Como nenhuma das duas pacientes viajou recentemente, a investigação preliminar dos casos aponta para possível transmissão autóctone (dentro do Estado).
Esse tipo de vírus não era registrado no Brasil há 28 anos, mas voltou a circular em agosto do ano passado. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Durante coletiva na manhã desta quinta-feira (24), o secretário afirmou que as autoridades de saúde já esperavam a entrada do vírus no Estado, mas disse que isso não é motivo para pânico.

- Embora tenham sido confirmados os dois casos em Niterói, não há motivo para pânico. Não há registros que o vírus tipo 4 demonstre ser mais agressivo que os demais. Os sintomas e o tratamento são iguais em todos os tipos de dengue.
Os tipos mais comuns do vírus no país são o 1, 2 e 3. Os sintomas das quatro variações são dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento deve ser a base de repouso, hidratação e não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, que, por ter efeito anticoagulante, pode provocar sangramentos.


Combate ao vírus 4

Dentre as medidas para combater o “novo” vírus, o secretário anunciou uma participação maior dos agentes de saúde, no Plano de Combate à dengue. Ele afirma que as informações têm que ser reforçadas, e os agentes de saúde serão parte integrante, como fonte de informações. Mas disse que o aparecimento do vírus não muda a estratégia do governo de combate ao mosquito.

- O tipo 4 não muda nossa estratégia de combate. Estamos melhorando a cada ano e pactuando com os municípios, tentando diminuir o índice de infestação da larva do mosquito. Enquanto tiver mosquito, existira a possibilidade de transmissão.

O governo conta ainda com apoio da população para combater o vírus.

- O combate deve ser dioturno e todos devem colaborar, denunciar casos de focos em residências vizinhas ou ate mesmo prédios públicos. Só assim podemos tomar as ações necessárias.

O número de casos de dengue no Estado em 2011 já é superior aos anos de 2009 e 2010 juntos, e em quatro municípios já foi decretada epidemia. Por isso, o governo vai lançar a campanha de combate à dengue de 2012 em maio deste ano.

Tipo 4 já infectou 34 pessoas no Brasil
Com os dois registros do Rio de Janeiro, subiu para 34 o número de pessoas infectadas pela dengue tipo 4 desde que essa variação do vírus voltou a circular pelo país. Em 2010 foram 11 casos e neste ano já foram 23 casos.
Os Estados que confirmaram casos da doença foram: Amazonas (11 casos), Pará (3), Bahia (2), Piauí (1) e Roraima (15, sendo 11 em 2010 e 4 em 2011).

O mosquito está mutando, isto é fato. As autoridades rapidamente precisam fazer algo, pois é lógico que a população está em pânico mas tem que fazer sua parte. Prevenir é o trabalho de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário