sábado, 16 de abril de 2011

Menino que recebeu coração no Rio passa por novos exames

Segundo assessoria do hospital, seu estado inspira muitos cuidados.

Patrick, de 10 anos, vivia com coração artificial há um mês.

Do G1 RJ
O  menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, passa por novos exames neste sábado (16), após uma cirurgia de transplante de coração realizada na sexta-feira (15), no Rio. Segundo a assessoria do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul, seu estado de saúde inspira muitos cuidados.

Um novo boletim, com mais detalhes de como foi a primeira noite do menino após a cirurgia, deve ser divulgado no final desta manhã.
A doadora tinha 37 anos e morava em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Segundo a assessoria do hospital, o coração chegou ao Rio de helicóptero.
Cirurgia foi um sucesso, diz médico
Na sexta-feira, o cardiologista do hospital, Alexandre Siciliano, classificou como um "sucesso" o transplante, mas reiterou que, por se tratar de uma cirurgia de alto risco, as próximas 72 horas ainda são consideradas críticas. Neste período, a criança poderá apresentar rejeição ao novo coração, assim como sangramentos, arritmias e paradas cardíacas.
Segundo ele,  Patrick ficará, no mínimo, 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do hospital e precisará tomar remédios para a vida toda.
De acordo com o diretor do INC, Marco Antonio Mattos, cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais trabalharam no processo de transplante do menino.
Patrick foi a primeira criança do Brasil a conviver com um coração artificial por cerca de 30 dias. O diretor explica que Patrick sofria de uma doença genética chamada miocardiopatia restritiva. Desde então, o menino teve dois coágulos no coração e o órgão acabou se deteriorando, após uma das cirurgias para a retirada do coágulo. O coração artificial poderia ficar no corpo da criança por até três meses.
Suspeitos de agredir doadora são presos
Na sexta-feira (15), agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda, no Sul Fluminense, prenderam a filha e o companheiro da mulher que teve o coração doado ao menino Patrick. Segundo a Polícia Civil, os dois são suspeitos de espancar a pauladas a doadora. Ela teve morte cerebral no Hospital Santa Margarida, naquele município.
A agressão ocorreu na segunda-feira (11) e a vítima, de 37 anos, estava internada desde então. De acordo com a polícia, os dois tiveram o mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal do Juizado de Violência Doméstica, por lesão corporal seguida de morte.
A doadora morava com o companheiro em Barra Mansa há 9 anos. De acordo com a Polícia Civil, a vítima desconfiou que seu companheiro estivesse tendo um caso com a sua filha. Ela encontrou os dois em Volta Redonda, num local conhecido como Beco do Cabelo, no bairro de São Geraldo. Após uma discussão, a doadora foi agredida pela filha e pelo companheiro, informou a polícia.
De acordo com a polícia, uma filha de 15 anos da vítima, ao saber que a mãe teve morte cerebral na quinta-feira (14), relatou a agressão a policiais. A polícia informou ainda, que, segundo relato da jovem, a mãe teria ligado no momento em que estava sendo agredida para pedir ajuda.


Que Deus abençoe o Patrick. Ele é um guerreiro. E que ele se recupere da melhor maneira, merece néh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário