terça-feira, 31 de maio de 2011

Me surpreendo a cada dia com a criatividade humana!!

Casa-cubo traz soluções sustentávei

Protótipo de residência criada por engenheiro britânico mede apenas 27 m³


Lila de Oliveira, iG São Paulo

É possível viver confortavelmente em um cubo cujos lados medem apenas três metros? O engenheiro e psicólogo britânico Mike Page desenvolveu o protótipo de uma casa que, além de provar que as exíguas medidas são suficientes, traz ainda soluções sustentáveis louváveis.



Foto: Divulgação/ Allan MacDonald
As fibras naturais dos estofados estão entre os materiais sustentáveis usados na casa-cubo


Conheça projeto similar, do arquiteto brasileiro Gustavo Calazans

O Cube Project ganhou destaque no Festival Internacional de Ciências de Edimburgo, na Escócia, realizado em abril. “Das 2 mil pessoas que visitaram a construção, menos de 20 expressaram reações negativas”, afirma Page. Segundo ele, o que mais surpreendeu foi a quantidade de móveis literalmente encaixados nos 27 metros cúbicos da casa, sem que se tivesse a sensação de espaço apertado.

A construção contempla sala, com mesa, sofá e TV de tela plana; quarto com cama com 1,20 m de largura; banheiro com chuveiro de alta performance e vaso sanitário que transforma resíduos em adubo; e cozinha, com pia, geladeira, forno e fogão de indução – tudo integrado e desenhado pelo próprio Page.

A cozinha da casa-cubo conta com pia, geladeira, forno e fogão de indução
Foto: Divulgação/ Allan MacDonald
A cozinha da casa-cubo conta com pia, geladeira, forno e fogão de indução
Entre as soluções ecologicamente corretas, também estão as madeiras certificadas pelo FSC (conselho internacional de manejo sustentável) usadas nas paredes, o látex do colchão, as fibras naturais dos estofados e a manta impermeabilizante, sem solventes, aplicada no telhado. Além disso, o cubo é energeticamente eficiente, graças à utilização de painéis solares e lâmpadas LED, as mais eficientes do mercado.

A ideia inicial era criar uma casa com o menor impacto ambiental possível, que fosse também confortável, prática e estilosa. “A metragem reduzida foi uma consequência”, explica o engenheiro. “Fizemos questão de que todas as técnicas empregadas pudessem ser igualmente aplicadas em residências e empresas de qualquer tamanho”, completa.


Veja tour pela casa-cubo, narrado por Mike Page (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário