sábado, 18 de junho de 2011

Dormir ajuda a consolidar novos conhecimentos

Desempenho escolar em exames melhora após período de sono adequado
Dormir ajuda a guardar novos conhecimentos na memória
                                   Dormir ajuda a guardar novos conhecimentos na memória

Segundo uma pesquisa apresentada na 25ª Reunião de Aniversário da Associated Professional Sleep Societies, dormir ajuda estudantes universitários a apreender melhor o que foi passado em sala de aula. Os estudiosos alegam que, quando o corpo repousa, as informações ficam sendo repetidas no cérebro, ajudando a consolidar memórias.

A análise envolveu 102 estudantes universitários que nunca haviam cursado economia. Divididos nos períodos matutino e noturno, eles assistiram palestras introdutórias que exploravam conceitos do tema em questão. O próximo passo foi submetê-los a uma série de exames: imediatamente após a exposição do assunto; 12 horas depois, incluindo período de sono; 12 horas depois, sem período de sono, e após uma semana.

Os resultados apontaram que o desempenho dos estudantes que tiveram um período de sono nas 12 horas subsequentes manteve-se preservado. Por outro lado, aqueles que fizeram a prova uma semana depois ou 12 horas após a palestra sem dormir, tiveram o rendimento afetado.

Outro ponto destacado pelos pesquisadores foi o fato de que, aqueles que tiveram um período de descanso nas 12 horas seguintes, demonstraram maior capacidade de combinação de conceitos. Isso mostra a importância do sono não só para a fixação de dados, como também para a habilidade de flexibilidade.

Durma bem
Ter um sono de qualidade é essencial para a manutenção do bem-estar e da saúde e, por isso, quando a qualidade do sono não é das melhores, o nosso corpo logo dá sinais. Assim, fique atento para alguns descuidos na hora de preparar o quarto que podem atrapalhar:

1. Luz acesa: quando o cômodo em que dormimos está muito claro, o nosso corpo não produz a melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

2. Televisão: além de interromper a ação da melatonina devido a claridade, a TV também atrapalha por fazer barulho de forma não contínua. Essa alternância deixa o organismo em estado de alerta e não conseguimos passar para a fase profunda do sono. O mesmo acontece com quem tem mania de ouvir músicas agitadas na hora do repouso.

3. Temperatura: deixar o quarto em uma temperatura amena também é importante na hora de dormir. Quando o cômodo está muito quente, nosso metabolismo fica acelerado, o que diminui a qualidade do sono. Já na situação oposta, o frio pode causar tremores e contrações musculares durante a noite, que, assim como a variação do som, faz com que o nosso corpo tenha dificuldade de entrar na fase de sono profundo.

4. Alimentação: fazer uma boquinha antes de ir dormir pode ajudar ou atrapalhar o sono, dependendo do que você coloca dentro da boca. Comer alimentos gordurosos, além de engordar, diminui bastante a qualidade do sono. Isso acontece porque enquanto digerimos os alimentos, o nosso cérebro continua recebendo estímulos, o que aumenta as chances de pesadelos e insônia. O mais indicado é comer alimentos leves, como sopas e lanches no mínimo duas horas antes de dormir.

5. Animal de estimação: dormir com o cachorro ou com o gato na mesma cama pode ser um costume para muitas pessoas, mas isso também atrapalha a qualidade do sono. Por ter um ciclo de sono mais curto que o nosso, os animais de pequeno porte dormem aproximadamente seis horas. Por isso, eles acordam mais cedo e começam a se mexer, prejudicando a qualidade do sono de quem está dormindo com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário