quinta-feira, 2 de junho de 2011

Inventor mostra caixa eletrônico que queima dinheiro ao ser arrombado

Após a onda de ataques a caixas eletrônicos no país, um inventor de Pernambuco decidiu criar um modelo em que as notas de dinheiro são queimadas quando o caixa é arrombado.

O equipamento é repleto de sensores, dispositivos eletrônicos e pirotécnicos que são colocados dentro das gavetas que ficam o dinheiro. Em qualquer tentativa de arrombamento, o mecanismo de destruição nos trilhos é acionado, inutilizando o dinheiro.

Equipamento queima parcialmente o dinheiro no caso de violação do caixa eletrônico
Equipamento queima parcialmente o dinheiro no caso de violação do caixa eletrônico (Foto: Reprodução)

“Uma vez que haja uma tentativa de invasão do cofre do caixa eletrônico, seja por broca, maçarico, ou outro, os trilhos são acionados e as notas são destruídas desta forma”, diz o inventor Paulo Vieira

As notas são queimadas porque há grande liberação de energia e o jato de calor pode chegar até 2 mil graus de temperatura. Os atuais equipamentos em uso apenas sujam as notas de tinta quando o caixa eletrônico é arrombado, mas o resultado não é definitivo.

“Houve casos na Europa em que as notas manchadas foram lavadas”, diz o inventor.

2 comentários:

  1. É bom que ele já tenha este invento patenteado, caso contrário vem um espertinho financiado por algum político e mete a mão na máquina do cara.

    ResponderExcluir
  2. Olá sérgio me parece q daqui a 3 mêses já teremos esse invento por aí.

    ResponderExcluir