sábado, 27 de agosto de 2011

Mesmo enfraquecido, furacão causa seis mortes e retirada de milhões nos EUA

O furacão Irene atingiu a costa leste dos EUA neste sábado enfraquecido, mas ainda representa uma perigosa tempestade que levou a interrupções no sistema de transporte em Nova York e ameaça provocar blecautes e alagamentos. Em decorrência dele, pelo menos seis pessoas morreram, e cerca de 1 milhão estão sem energia elétrica.
As autoridades registraram como última vítima da forte tempestade um homem de 55 anos, morador da cidade de New Smyrna Beach, que fica na Flórida, lugar conhecido por ter uma das mais belas praias dos EUA. Apesar das péssimas condições meteorológicas, ele estava surfando no momento da morte. Testemunhas disseram que a queda brusca na água causou um corte extenso em sua cabeça.
Desde as Carolinas ao Maine, dezenas de milhares de pessoas estão no caminho do gigante de 839 km, que provocou mais de 17 polegadas de chuva em algumas partes na área costeira da Carolina do Norte.
Chip Somodevilla/France Presse
Homem caminha em rua praticamente vazia de calçadão nova-iorquino
Homem caminha em rua praticamente vazia de calçadão nova-iorquino
O olho da tempestade cruzou a costa da Carolina do Norte perto de Cape Lookout por volta das 7h30 horário local (8h30 horário de Brasília), afirmaram meteorologistas do US National Hurricane Center.
Nova York fechou aeroportos e estações de metrô, parte do sistema de transporte público pelo qual circulam 8,5 milhões de pessoas por dia durante a semana. Aos passageiros, restou buscar táxis nas ruas quase desertas.
restou buscar táxis nas ruas quase desertas.
"Estamos tentando chegar a Boston, e isso não deve acontecer. Estamos presos aqui", disse Rachel Karten perto de um terminal de ônibus em Nova York também praticamente vazio.
Milhares de pessoas tiveram de atender às ordens para evacuar a costa leste norte-americana.
GRANDE E PERIGOSA
O furacão Irene continua sendo uma tempestade "grande e perigosa" conforme percorre a costa leste dos EUA, e moradores da região devem levar a sério a ameaça, afirmou a secretária norte-americana de Segurança Interna, Janet Napolitano, neste sábado.
O diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Bill Read, afirmou que resorts em Nova Jersey sentirão os efeitos da tempestade na manhã do domingo, e a passagem do furacão também é prevista para Long Island Sound e para a região metropolitana de Nova York.
Steve Nesius/Reuters
Destroços causados pela passagem do furacão impossibilitam o fluxo em rodovia perto da cidade de Atlantic Beach, na Carolina do Norte
Destroços causados pelo furacão impossibilitam o fluxo em rodovia de Atlantic Beach, na Carolina do Norte

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário