terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As maiores descobertas acidentais que mudaram o mundo



Quando pensamos em novas invenções, muitas vezes nós pensamos de Thomas Edison tentando centenas de variações da lâmpada, a fim de acertar. No entanto, as invenções vêm muitas vezes acidentalmente, muitas vezes como um efeito colateral de algo que o inventor está trabalhando. Estas descobertas vão desde o trivial ao profundo. Então, aqui estão algumas das maiores descobertas acidentais que têm ajudado a mudar o nosso mundo.

1 - Microondas


Provavelmente, você tem um microondas na sua casa agora. Microondas estão em toda parte. Em 1970, um por cento de todas as casas nos EUA teve um. Em 1980, 25 por cento tiveram um e, atualmente, 90 por cento dos domicílios dispõem de microondas. Bem, esta invenção maravilhosa e conveniente surgiu por acaso.

Em 1945, um engenheiro e inventor do nome de Percy Lebaron Spencer, estava trabalhando em fazer magnetrons, que foram usados para criar sinais de microondas de rádio para uso em radares. Enquanto trabalhava com sua magnetron, Spencer começou a notar que a barra de chocolate que ele tinha em seu bolso começou a derreter. Interessado no que estava acontecendo, ele deduziu que o microondas causou ao derretimento da barra de chocolate. Ele testou sementes da pipoca e depois um ovo, que explodiu em seguida.

A partir daqui, o forno de microondas nasceu. Embora os modelos iniciais eram extremamente grandes (750 libras) e do tamanho de um frigorífico na década de 1950, vendendo por mais de US $ 4.000, conforme o passar do tempo o custo e tamanho do forno de microondas diminuiu, o que torna muito mais acessível.

2 - Penicilina


Provavelmente a mais famosa de todas as descobertas acidentais é a penicilina. Em 1928, Sir Alexander Fleming estava trabalhando com uma cepa de bactéria chamada Staphylococcus quando ele entrou de férias. Retornando de férias, ele notou que um dos seus pratos de cultura de vidro foi deixada de fora e tornou-se contaminado por um fungo. Ele jogou-a fora, mas depois percebeu que a bactéria staphylococcus não estava mais crescendo ao redor do molde de fungos.

Depois de fazer mais algumas pesquisas, Fleming publicou suas descobertas, mas não foi dada muita atenção à sua descoberta. Não foi até 1945, quase 20 anos após a descoberta inicial, que a investigação por outros cientistas descobriu que a penicilina podia ser produzida em escala industrial. A Penicilina iria mudar completamente a maneira que os médicos tratam as infecções bacterianas, assim, mudar o mundo como nós o conhecemos.

3 - Aço Inoxidável


Enquanto trabalhava em uma maneira de evitar a corrosão em canos de rifle, Harry Brearley acidentalmente descobriu algo que mudaria os talheres e arquitetura para sempre. Através de sua pesquisa, Brearley estava tentando encontrar uma maneira de impedir que o calor e gases do disparo de rifle erodissem lentamente o tambor interno do rifle. Em 13 de agosto de 1913, Brearley misturou 0,24% de carbono e 12,8% de aço cromo para criar o que agora é conhecido como o aço inoxidável.

Na primeira, Brearley não percebeu que ele havia criado, mas ainda em testes com vinagre e sumo de limão, ele descobriu que o aço não estava reagindo como o aço típico. Com a sua nova descoberta, Brearley começou a comercializar sua descoberta como o aço inoxidável para os utensílios, que na época eram todos feitos de carbono, prata ou níquel. Depois seu empregador viu quão bem o novo tipo de aço, agora chamado de aço inoxidável, estava vendendo, eles tentaram tomar a patente de Brearley, porque foi apresentado enquanto ele trabalhava para eles. O caso em tribunal e nunca foi resolvido, Brearley deixou a empresa em 1915 para começar a trabalhar em outro fabricante de aço, onde ele poderia fazer seu novo aço inoxidável.

Sua descoberta foi usada para revestir alguns edifícios (incluindo o Gateway Arch em St. Louis e ao pináculo do edifício Chrysler), bem como a revolucionar a indústria de cutelaria e utensílios para ajudar a durar muito mais do que nunca. Além disso, aço inoxidável também é usado em móveis, em peças mecânicas e instrumentos médicos.

4 - Borracha Vulcanizada


A borracha vem da seringueira e quando não é vulcanizada pode apodrecer e tornar-se muito mal cheirosa. Este processo de decomposição é interrompido graças à vulcanização. Quando Cristóvão Colombo trouxe bolas de borracha das Índias Ocidentais para a Europa, as bolas apodreceram lentamente, tornaram-se muito rígida e fria, embora muito pegajosa quando estava quente. Isso fez com que a borracha se tornasse um grande material, sendo que as condições foram perfeitas. Borracha vulcanizada era algo que muitos inventores tentaram criar, incluindo Charles Goodyear, que passou sete anos testando ebulição de borracha com magnésio, ácido nítrico, cal e pó de bronze para torná-la mais útil. Ele foi incapaz de encontrar a combinação certa, mas por acaso, em 1939, ele rebateu pó de borracha e enxofre de suas mãos, que caiu sobre um fogão quente. Quando a borracha derreteu, ela reagiu com a criação de enxofre de borracha vulcanizada. Atualmente, a borracha vulcanizada está em toda parte e muito do mundo moderno dos pneus é composto da invenção acidental de Charles Goodyear.

5 - Super Cola


Em 1968 um cientista da 3M com o nome de Jesse Kops, acidentalmente, desenvolveu um adesivo de pressão muito baixa. Este adesivo era forte o suficiente para fazer o papel colar com algo, mas não forte o suficiente para mantê-lo lá. Depois de fazer sua descoberta, Kops tentou comercializar o seu invento no seio da empresa, através de seminários, mas ele não encontrou nenhum sucesso. Não foi até 1974 que um de seus co-trabalhadores, Art Fry, teve a idéia de colocar o adesivo em um marcador para ajudar a inseri-la dentro de seu hinário. Fry começou a desenvolver esta ideia e em 1977 a 3M lançou o primeiro Post-it (cola bastão). No entanto, o produto não foi um sucesso, porque muitos consumidores não entendem exatamente como este novo produto pode ser utilizado. Depois de dar amostras grátis em Boise, Idaho, eles descobriram que 90 por cento daqueles que usaram o produto passaram a comprar o produto na loja. Em 1980, o Post-It foi lançado nos Estados Unidos, seguidos pela Europa e Canadá no próximo ano. Desde aquela época, o Post-It Note explodiu em popularidade em todo o mundo.

O adesivo mais poderoso de todos eles é super cola, mas isso também foi descoberto totalmente por acidente. Foi em 1942, quando o Dr. Harry Coover foi tentar criar um plástico para ser usado em armas, quando percebeu que os cianoacrilatos polimerizados entraram em contato com a umidade, o que ajudou a ligação dos materiais em conjunto muito mais rápido. Seis anos mais tarde, esquecendo a sua descoberta, Coover percebeu que este novo produto químico que forma um vínculo muito forte, sem usar calor ou pressão. Foi super cola, a cola revolucionária nasceu. Enquanto alguns podem argumentar que a super cola não é realmente uma invenção maravilhosa, é só pensar sobre os soldados do Vietnã que sobreviveram a sua viagem da floresta ao hospital, graças às suas feridas sendo fechadas com super cola.
 
 
Fonte Blog Casa de Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário