quinta-feira, 17 de maio de 2012

Jornada Mundial da Juventude Rio2013 : Catequeses Mobilizarão a Cidade

 
   
É hora de espalhar a notícia e de mobilizar a comunidade para o Simulado de Catequese que tomará conta da cidade do Rio no próximo sábado, 19 de maio, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
A programação para o evento já está fechada. Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), padre Arnaldo Rodrigues, as catequeses seguirão a mesma estrutura das que acontecem durante as Jornadas: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística.
O simulado, que será realizado em pelo menos uma paróquia de todas as 35 foranias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tem como lema o versículo “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13).
As catequeses começarão às 8h, com previsão de término ao meio dia. Durante todo o evento haverá atendimento para confissões feitas pelos padres das demais paróquias da forania. A pregação será feita pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese do Rio e de dioceses vizinhas.
O simulado tem por objetivo avaliar a estrutura e logística das paróquias para receber os peregrinos em 2013, além de cuidar da espiritualidade dos voluntários.
De acordo com padre Arnaldo, a expectativa do COL é que o evento dê bons frutos. “Teremos pessoas nas paróquias onde acontecerá o simulado que estarão em todo momento fazendo uma avaliação da estrutura, da parte espiritual e do local. Mas, sobretudo desta parte de infraestrutura, organização e logística, para que possamos também apontar os desafios maiores que teremos”, afirmou.
O padre lembrou ainda que é importante que cada voluntário participe do simulado na sua forania de origem. “Não é porque a ‘minha paróquia’ não recebeu o simulado que não vou participar. Pelo contrário, é hora de estar unido a outras paróquias neste simulado e participar da sua forania. Porque é uma forma de já começar a exercer sua missão de voluntário. Você conhece a realidade da sua paróquia, do seu bairro, da sua forania e isso facilita muito toda essa parte de logística da estrutura do simulado”, destacou.

Veja aqui a lista das paróquias:
JACAREPAGUÁ
Santa Rosa de Lima - Barra da Tijuca
Nossa Senhora do Loreto - Jacarepaguá
São Marcos - Barra da Tijuca
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência - Taquara
NORTE
São Francisco Xavier - Tijuca
Santo Afonso - Tijuca
Nossa Senhora de Lourdes - Vila Isabel
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Engenho Novo
Nossa Senhora de Fátima Rainha de Todos os Santos - Todos os Santos
Nossa Senhora da Conceição - Engenho Novo
LEOPOLDINA
São José Operário – Ilha do Governador
Nossa Senhora de Bonsucesso de Inhaúma - Bonsucesso
São Geraldo - Olaria
Nossa Senhora da Penha de França - Penha
Santo Antônio - Quitungo
Santa Rosa de Lima - Jardim América
OESTE
Nossa Senhora da Conceição - Realengo
Coração Eucarístico de Jesus - Santíssimo
São Lourenço - Bangu
Santana - Campo Grande
Nossa Senhora das Graças - Campo Grande
Nossa Senhora do Desterro - Campo Grande
São Benedito - Areia Branca
SUBURBANO
Nossa Senhora de Nazaré - Anchieta
São Jerônimo - Coelho Neto
Santa Bárbara - Rocha Miranda
Nossa Senhora do Carmo – Vicente de Carvalho
São Benedito - Pilares
Nossa Senhora das Graças - Marechal Hermes
Divina Misericórdia - Vila Valqueire
SUL
São Judas Tadeu - Cosme Velho
São João Batista - Botafogo
Nossa Senhora de Copacabana - Copacabana
Santa Mônica - Leblon
URBANO
Santa Edwiges - São Cristóvão

Rio2013:

2 comentários:

  1. Ola, é bom saber ...eu estou mais próxima da Penha, mas não tempo tempo para participar...torço para que dê bons frutos esse "Simulado e que consiga atingir os objetivos.
    Um forte abraço da Mery*

    ResponderExcluir
  2. Olá Mery, esse simulado é a primeira preparação das Paróquias para a JMJ2013, pois a Catequese será realizada durante 3 dias. Beijos. E não deixe de se inscrever como voluntária, para trabalhar durante a JMJ.Fique com Deus. :))

    ResponderExcluir