quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio +20

Veja o mapa dos eventos da Rio+20 (Foto: Arte G1)

agua
Despejo de esgoto em rios é um dos problemas que afetam o meio ambiente


A Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) promove seu primeiro evento oficial no Rio de Janeiro entre a tarde desta quarta-feira (13) e a próxima sexta (15), quando representantes de mais de cem nações participam da Terceira Reunião do Comitê Preparatório. O encontro, que acontece no Riocentro, na zona oeste, pretende concluir o documento base da conferência. A missão, porém, é complicada. De todo o material discutido há dois anos, e que já contou com cerca de dez rodadas de negociação, somente 20% foi aprovado de maneira unânime pelos países participantes; ou seja, 80% das sugestões debatidas desde 2010 terão de ser acordadas em apenas três dias.

De maneira não oficial, a ONU (Organização das Nações Unidas) admite a possibilidade de o texto que guiará os rumos da conferência não ser finalizado até o dia 15. Dessa maneira, antes de apontarem rumos para um planeta sustentável, chefes de Estado de todo o mundo teriam que comprometer parte dos três dias de conferência — entre os dias 20 e 22 —para rediscutir velhas questões.

De acordo com a ONU, foram enviadas mais de 6.000 sugestões para a composição do documento. Em cada etapa, itens foram acrescentados e retirados por representantes de diferentes países, resultando em um “efeito sanfona” e dificultando a conclusão.

Não bastasse a falta de entendimento em busca de um “denominador comum” por parte dos governantes, as propostas para Rio+20 geram discussão desde o Rascunho Zero, texto que embasou o conceito da conferência. Especialistas condenam a maneira branda e pouco objetiva adotada para a formulação do documento. O escritor Leonardo Boff, integrante da Comissão Central da Carta da Terra — elaborada paralelamente à Eco 92 com o objetivo de ressaltar maneiras sustentáveis de vida — considera o texto base uma “vergonha” e critica sua inocência.
O pesquisador argentino Mathias Franchini, integrante do grupo de análise em clima e relações internacionais da UnB (Universidade de Brasília), considera pouco sólidas as questões que compõem o documento.

Eventos paralelosFora do Riocentro, outros eventos e mesas de debates acontecem em diversos locais do Rio de Janeiro. O maior deles é a Cúpula dos Povos, organizada por entidades da sociedade civil críticas à agenda oficial da Rio+20.
Humanidade 2012 tem instalações, seminários e oficinas (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado/ AE)Humanidade 2012 tem instalações, seminários e oficinas (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado/ AE)
No Forte de Copacabana, a Exposição Humanidade 2012 traz uma mostra gratuita e aberta ao público da diretora e cenógrafa Bia Lessa sobre os temas da Rio+20. O mesmo local recebe mesas de debate e, nos próximos dias, encontros de prefeitos e de empresários.
No hotel Windsor Barra, entre os dias 15 e 19, homens de negócios de todo o mundo se reúnem no "Forum sobre Sustentabilidade Global" para debater maneiras de impulsionar empresas levando em conta os quesitos de proteção ambiental




Fontes:G1 e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário