sábado, 21 de julho de 2012

Quem são os 38 réus do mensalão

Julgamento do maior escândalo do governo Lula no STF terá início no próximo dia 2 e será o maior da história da Corte em números e em repercussão


Após idas e vindas, o Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 2 de agosto o julgamento do mensalão, o maior escândalo que atingiu o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República, o esquema envolvia pagamento de propina a parlamentares para que, em troca, votassem a favor de projetos do governo. Os acusados negam o 'toma lá, dá cá', mas muitos admitem que os valores pagos tinham relação com o caixa 2 de campanha dos partidos, principalmente do PT.
Os números da ação penal batem todos os recordes da Corte: 38 réus, 50 mil páginas de processo e estimativa de mais de 90 horas de julgamento. Entre os acusados estão parlamentares, ex-ministros, dirigentes do Banco Rural e o empresário e publicitário Marcos Valério. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu é apontado como chefe do esquema.
Nas alegações finais apresentadas ao ministro relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, no final do ano passado, dez réus alegaram cerceamento do direito de defesa durante a fase de instrução do processo. Esse número representa cerca de 25% do total dos acusados: um em cada quatro réus do mensalão. O julgamento terá início em 2 de agosto e deve entrar para a história como o maior da Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário