segunda-feira, 30 de março de 2015

Entenda a Semana Santa





Resultado de imagem para semana santa



A Semana Santa, também conhecida como “Grande Semana”, ou “Semana Maior”, é a última semana da Quaresma, que é o tempo de preparação para a celebração do mistério pascal, paixão, morte e ressurreição de Jesus. A Semana Santa tem início com a celebração do Domingo de Ramos e termina com a celebração da Páscoa do Senhor, do Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo, que se estende por todo o Tempo Pascal e termina com a Solenidade de Pentecostes.
Resultado de imagem para domingo de ramos

Domingo de Ramos e da Paixão do senhor

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, recebido com ramos de palmeiras. A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra, buscando a vida eterna ao lado do Senhor.
Resultado de imagem para missa de unção dos oleos
Missa do crisma (bênção dos santos óleos)
Na Quinta-feira Santa, pela manhã, acontece a Missa do Crisma, quando são abençoados o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma. Nessa missa se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada missa da unidade.
Resultado de imagem para lava pes
Quinta-Feira Santa - missa da ceia do senhor (Lava-pés)
Na Quinta-Feira Santa, à noite, a Igreja celebra a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. O rito litúrgico relembra também o gesto do lava-pés. Assistido por dois ministros, o celebrante lava o pé direito de 12 homens, à imitação do que fez Jesus a seus discípulos na Última Ceia. Após a missa há adoração ao Santíssimo Sacramento. 
Resultado de imagem para sexta feira santa
Sexta-Feira Santa - Ação litúrgica da paixão do senhor
Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, dia de jejum e abstinência, é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação e morte de Jesus. Neste dia não há celebração da missa e não se ministram outros sacramentos. Tradicionalmente é celebrada uma ação litúrgica composta por quatro partes: A liturgia da palavra, com o relato da Paixão, adoração da Cruz, oração universal e distribuição da comunhão.
Resultado de imagem para sábado santo
Sábado santo - vigília pascal
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia a Igreja debruça-se, no silêncio e na meditação, sobre o sepulcro do Senhor. Nesse dia é celebrada a Vigília Pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. A Vigília Pascal é rica em simbolismo, como a bênção do fogo e da água. O círio pascal também é abençoado, aceso para representar a luz de Cristo que guia os fiéis. A liturgia da palavra também é diferente, com um número maior de passagens e salmos, e a renovação das promessas batismais dos fiéis.
Resultado de imagem para domingo de pascoa
 Domingo da Páscoa na ressurreição do senhor
O Domingo de Páscoa é a celebração mais importante da Igreja, no qual se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia é estendido por mais 50 dias até o Domingo de Pentecostes.

fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro

E lembrando, não é feriado, é Semana Santa

2 comentários: