terça-feira, 22 de março de 2016

Realidade Política, por Orlando Santos

Tem muita gente zombando da inteligência, da gratidão, da fé, da  dignidade, da paciência, e principalmente da esperança do povo brasileiro.

Nosso governo teve nos ultimos 20 anos, a oportunidade de resolver definitivamente alguns dos nossos principais problemas, como a falta de acesso à educação de qualidade,  a causa das nossas maiores mazelas na segurança e na saúde. Voltamos à estaca zero.

Antes a crise era somente externa,  agora o mundo se recupera enquanto nós mergulhamos na mais profunda crise desse país, com consequências desastrosas em toda a sociedade.

Temos agora a chance de recomeçar um novo tempo,  punindo de forma exemplar TODOS (de todas as cores) que zombam de nós. A punição exemplar para os titulares dos  altos cargos a política,  irá gerar no país uma grande onda de moralidade, denúncias  que farão os corruptos e corruptores menores refletirem e interromperem suas práticas ilícitas,  nos estados e municípios, tendo em vista a possibilidade do fim da impunidade no Brasil com um cidadão atento e participante.
Inclusive os futuros candidatos e eleitos serão gradativamente mais sérios e cautelosos em suas atitudes.

A nossa participação ativa é a única forma de mostrar nossa indignação. Podemos manter, discutir nossas ideologias, divergentes ou não, mas devemos nos unir no desejo de um novo tempo. Deixemos posições partidárias, a paixão e a decepção de lado.  Façamos uma análise realista e tenhamos coragem de apoiar a Justiça e aqueles que tem o poder de alterar o cenário  e  demostram ter a dignidade, a decência, o decoro, a lisura, o equilíbrio a retidão e a honra pra fazê-lo.

Para meditarmos sobre a nossa democracia: (Tão suplicada ultimamente)

"Na falsa democracia mundial, o cidadão está à deriva, sem a oportunidade de intervir politicamente e mudar o mundo. Atualmente, somos seres impotentes diante de instituições democráticas das quais não conseguimos nem chegar perto." José Saramago.

"A maior ameaça à democracia, à justiça socioeconômica e ao crescimento econômico neste país é o controlo monopolista de algumas empresas sobre a economia."
 Nelson Mandela.


"Nestas Democracias industriais e materialistas, furiosamente empenhadas na luta pelo pão egoísta, as almas cada dia se tornam mais secas e menos capazes de piedade."
Eça de Queirós.

"A democracia não se pode limitar à simples substituição de um governo por outro. Temos uma democracia formal, precisamos de uma democracia substancial." Jose Saramago.

Texto de Orlando Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário