quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fla dá o pontapé em 2011 com caras conhecidas e sem estrelas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Um Flamengo motivado, modelo 2011, mas com a carcaça do ano passado nesta quarta-feira, no Engenhão. Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, as duas principais contratações, não jogam contra o Volta Redonda. Até o argentino Bottinelli está fora da estreia no Campeonato Carioca, marcada para as 22h (de Brasília). A principal novidade para o torcedor será o camisa 1 Felipe.
 
Mas, se a maioria das peças é conhecida, o astral mudou. A aura de equipe que quase foi rebaixada no Campeonato Brasileiro ficou para trás. O Flamengo inicia a temporada de cabeça erguida, com pompa de favorito ao título.
Em 2010, o time chegou às semifinais da Taça Guanabara e à final da Taça Rio. Em ambas, perdeu por 2 a 1 para o Botafogo. No fim, com Império do Amor e tudo, amargou o vice-campeonato. O Volta Redonda, por sua vez, nem de longe repetiu a campanha que o levou à segunda colocação em 2005 e terminou em décimo.
A partida desta quarta-feira terá Pathrice Maia como árbitro. Rodrigo Joia e Silbert Faria serão os auxiliares. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, e a TV Globo exibe para os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, para o Distrito Federal e para a cidade de Blumenau (SC).

header o que esta em jogo
Flamengo: sem suas estrelas, o time precisa mostrar a força dos coadjuvantes e de jogadores que foram mal no ano passado para superar o primeiro teste do ano. A pré-temporada foi em Londrina, e os amistosos contra o time da cidade (0 a 0) e o América-MG (2 a 1) mostraram um estilo de jogo semelhante ao que deu dor de cabeça à torcida rubro-negra no Brasileirão.
Volta Redonda: principal força do interior desde o declínio no Americano, o time da Cidade do Aço tenta incomodar os grandes depois de um 2010 insosso. Para tal, o time investiu bastante e contratou 22 jogadores.

header as escalações 2
Flamengo: Ronaldinho ainda não tem data para estrear, Thiago Neves só deve entrar em campo na segunda rodada, Bottinelli ainda busca a regularização, e Maldonado está suspenso. A lista de impedimentos é extensa e não dá muitas opções a Vanderlei Luxemburgo. Além do goleiro Felipe, há duas novidades em relação ao elenco do ano passado: Egídio retorna de empréstimo e assume a lateral esquerda na vaga de Juan, e o apoiador Vander, contratado ao Bahia, ganha chance entre os titulares. Ele foi um dos destaques da pré-temporada. Quase esquecidos no Brasileiro, Fernando e Fierro iniciam a temporada entre os titulares. Provável escalação: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Willians, Fernando, Fierro e Renato; Vander e Deivid.
Volta Redonda: o técnico Márcio Bittencourt aposta em uma equipe experiente na estreia do Carioca. O goleiro Mauro e o zagueiro Ávalos, por exemplo, foram campeões brasileiros pelo Santos, em 2005. Há ainda Radamés, ex-Flu, Lopes, ex-Palmeiras, e Jean, ex-Fla e Vasco, entre os rostos mais conhecidos. Provável escalação: Mauro, Padovani, Lombardi e Ávalos; Thiago Maciel, Jonilson, Radamés, Lopes e Tiago Costa; Jean e Leandrinho (Gilmar).

header fique de olho 2
Flamengo: maior salário do Flamengo até a chegada de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o atacante Deivid não correspondeu nos primeiros meses de Flamengo. Ele fez apenas quatro gols em 19 jogos no Brasileiro e terminou o ano devendo. Em 2011, aposta que a pré-temporada vai ajudá-lo a mudar esta imagem e candidata-se a artilheiro do Cariocão.
Volta Redonda: cria da casa, o apoiador Lopes, de 31 anos, teve passagens por diversos clubes importantes do futebol brasileiro, incluindo o Flamengo. No entanto, voltou para casa em 2011 como principal contratação. O prestígio está até no número da camisa: 35, em referência à idade do clube da Cidade do Aço.

header o que eles disseram
Ronaldinho, apoiador do Flamengo: "Espero que o torcedor compareça ao estádio, se divirta, que as crianças também prestigiem os jogos com os pais e saiam com um sorriso no rosto, em segurança. Penso positivo e acredito que tudo vai dar certo. Eu vou estar no Engenhão sempre, enquanto não estiver jogando”
Márcio Bittencourt, técnico do Volta Redonda: “Montamos um grupo que mescla experiência, mas sem contar com jogadores em fim de carreira, e juventude. Sabemos da nossa realidade e vamos fazer um campeonato dentro das limitações, mas o Voltaço este ano não vai brigar para não cair, como tem acontecido. Queremos uma vaga na Série D do Brasileiro”

header números e curiosidades
* O Flamengo detém a hegemonia do futebol carioca com 31 títulos, um a mais do que o Fluminense. Nos últimos 12 anos, a força da equipe é ainda maior. Foram sete títulos (1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008 e 2009) contra dois do Flu, dois do Botafogo e um do Vasco.
* As últimas quatro estreias do Rubro-Negro no Campeonato Carioca foram com vitória (2 a 0 sobre o Cabofriense, em 2007; 2 a 0 sobre o Boavista, em 2008; 1 a 0 sobre o Friburguense, em 2009; 3 a 2 sobre o Duque de Caxias, em 2010). O palco destas partidas foi o Maracanã, que neste ano está fechado para obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário