sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dengue!!Rio corre risco de ter surto de dengue no verão, diz Ministro da Saúde

04/02/2011 20h31 - Atualizado em 04/02/2011 20h31

Padilha disse que acompanha o município de perto.
Nesta sexta, agentes fizeram uma inspeção na passarela do samba.

Do RJTV
O número de casos de dengue em janeiro deste ano já é muito maior do que o registrado no mesmo período do ano passado no município do Rio. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, Alexandre Padilha, que alertou para o risco de nova epidemia da doença neste verão.
Na manhã desta sexta-feira (4), agentes da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil fizeram uma inspeção na passarela do samba, no Centro do Rio, e nos arredores para verificar se havia focos do mosquito transmissor da dengue.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, em janeiro deste ano, foram detectados 663 casos e nenhuma morte. Já no mesmo período de 2010, foram 111 casos e seis mortes. Os bairros com maior índice de infestação são Ilha do Governador, Penha, na Zona Norte do Rio, e Ramos, no subúrbio, onde 4% dos imóveis apresentam focos do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o Ministério da Saúde, quando o índice é maior que 4% já há risco de surto de dengue. Na epidemia de 2008, mais de 120 mil casos da doença foram notificados. Destes, 158 pessoas morreram.
De acordo com o ministro da Saúde, o Rio é um dos municipios de alerta para epidemia de dengue.  “A cidade do Rio de Janeiro é uma das cidades de alto risco. É um município que nós estamos acompanhando de perto”.

Segundo o Secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, o trabalho de prevenção foi intensificado neste verão. “A cidade hoje está muito mais bem preparada do que ela jamais esteve. A gente contratou 1.320 novos agentes em vigilância em saúde e quase dois mil agentes comunitário de saúde, além da implantação de mais de 30 unidades de saúde novas na cidade”, afirmou o secretário.

Prevenção é a palavra. Já postei no blog que o mosquito não se reproduz mais apenas em água limpa , também em água salgada e até em óleo. Cada um precisa fazer sua parte a coisa é séria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário