quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O brigadeiro do brigadeiro.

 
Originalmente ele era chamado de "negrinho" no sul do país. Criado na década de 40, esse doce tão comum em todo o Brasil - principalmente nas festas de aniversário - só ganhou o nome pelo qual o conhecemos hoje por causa de um militar.
O "brigadeiro" Eduardo Gomes foi candidato à Presidência do Brasil na mesma década; e tinha uma tática muito peculiar para conseguir novos eleitores: nas festas para promover sua candidatura, era o docinho de chocolate que chamava a atenção. A esposa do "brigadeiro" começou a fazer as tais bolinhas para arrecadar fundos. Pronto: além de leite condensado, ovos, e chocolate, o doce ganhou também um novo nome: "doce do brigadeiro". Não precisa explicar mais nada, né?

Na colher refinada, o doce simples: o brigadeiro vai às mesas até em casamentos. / Foto: internet.

Como nosso blog também é "cultura-não-necessariamente-tão-útil" esse é o nosso tema de hoje. Porque o brigadeiro? Simples: além de gostoso ele é a nova coqueluche das festas - não necessariamente infantis - de todo o país. O brigadeiro está repaginado. As bolinhas apenas com granulado são coisa do passado. Agora é chique servir o que eu comia, e muito na adolescência: o brigadeiro de colher. Isso mesmo: ele não só é servido em copinhos plástico com frutas, castanhas e confeitos coloridos, como também na própria colher.
Outro dia desses me surpreendi em uma festa de casamento,  em uma mansão pra lá de elegante. Lá estavam elas: colheres de prata - prata de verdade - com relevos da época do império em seus cabos. Nelas o bom e velho brigadeiro! E era assim que o garçom servia mesmo: uma colher, um grardanapo de seda e o doce achocolatado!
Não adianta enganar os admiradores da guloseima. Essa história que muito restaurante vem inventado é pura balela: doce de leite misturado com chocolate em pó a frio não é brigadeiro! Outro dia fui a um restaurante que aprontava uma dessas num crepe de brigadeiro. Tsc, tsc, tsc. Não comi e poupei algumas calorias. Para os mais neuróticos em relação ao peso, o aviso: cada uma dessa bolinhas tem, em média, 100 calorias. Ou seja: vinte e cinco delas já são todas as calorias que um um adulto deve consumir em um dia! Mas vamos combinar... são 100 calorias felizes em cada docinho.
Vale sair do regime hoje? Acho que sim: a vida da gente às vezes precisa ser menos tensa e mais doce. Na correria de horários para entrar no ar, pautas, produção de jornalismo e notícias e mais notícias, me permiti ceder ao pecado da gula. Se aparecer com os dentes sujos de chocolate no ar não estranhe: é brigadeiro... muito obrigado!

Matéria do blog do Fábio Ramalho pro R7. 
Deu uma vontade de comer ...ai regime...

Nenhum comentário:

Postar um comentário