terça-feira, 10 de maio de 2011

Morte de Bin Laden é prato cheio para teorias da conspiração

Alguns acham que ele ainda está vivo. Outros, que terrorista havia morrido há muito tempo

por Redação Galileu
Editora Globo
Local onde supostamente Osama Bin Laden se escondia// Crédito: AFP
A história é estranha mesmo: os Estados Unidos passaram dez anos buscando um só homem: Osama Bin Laden. Em anúncio em rede nacional o presidente Barack Obama anuncia o fim da caçada: o terrorista já foi morto e o corpo jogado no mar. Um prato cheio para teorias da conspiração. Cadê o corpo? Cadê a foto, o vídeo? Cadê a prova?

Em comunicado, a Casa Branca informou que a liberação da foto tirada na operação ainda está em processo de discussão. Enquanto isso, um membro do Talibã paquistanês afirmou na tv local que acredita que Bin Laden ainda esteja vivo. Simpatizantes criaram até um grupo no Facebook apoiando a ideia.

Nos Estados Unidos, o âncora de rádio Alex Jones, conhecido por ser anti-governista e acreditar que o governo norte-americano estava por trás dos ataques do 11 de setembro, soltou rapidamente sua teoria: “o governo guardou Osama Bin Laden congelado por anos”.

A ativista Cindy Sheehan afirmou: “vocês, que acreditam que Osama Bin Laden está morto, são estúpidos. Eles desfilaram com os filhos mortos de Saddam para provar que eles estavam mortos, por que fariam um enterro no mar de Osama Bin Laden?“

Os oficiais norte-americanos afirmaram ter documentação de identificação do corpo do terrorista e que o corpo foi fotografado antes de ser jogado no mar, mas isso abre brecha para questionamentos em relação a quando Osama Bin Laden teria morrido.

Outro ponto questionável pelos teóricos da conspiração é sobre o timing do anúncio. Alguns apontam o fato de Obama ter entrado em rede nacional no momento em que era exibido o programa de Donald Trump, O Aprendiz, como algo intencional. Seria uma “punição” a Trump, que considera concorrer à presidência pelo Partido Republicano, em 2012, e tem dado declarações questionando a cidadania de Obama e sua legitimidade no posto. O nome do empresário foi um dos tópicos mais comentados no twitter na última segunda-feira, 02 de maio. A maioria repetia a mesma piada: “Donald Trump quer ver o atestado de óbito de Osama”.

Com a proximidade da campanha, se comenta que Obama teria programado este momento para aumentar a popularidade, e mesmo assim não soar como marqueteiro. Outros dizem que a morte de Bin Laden seria usada para dar um apoio extra à guerra ao Terror, que já andava desacreditada.

As teorias da conspiração são propagadas fortemente desde os ataques de 11 de setembro. Muitos acreditam que tudo não passou de um “inside job” do governo norte-americano, e que Bin Laden já teria morrido muitos anos antes, mas que sua morte não havia sido divulgada para justificar uma grande guerra que movimentaria a economia norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário