domingo, 15 de maio de 2011

Publicar vídeos das crianças na web

Especialistas dizem quais são os cuidados e riscos que devem ser considerados
André Sartorelli, do R7

ReproduçãoReprodução
O vídeo Talking Twin Babyes publicado no YouTube mostra dois irmãos gêmeos "conversando"; as imagens já foram vistas por milhões de internautas
Vídeos publicados na internet que mostram bebês ou crianças em cenas engraçadas filmadas pela própria família no dia a dia podem render muitos minutos de diversão para os internautas. Mas, antes de aderir a essa moda, os pais precisam tomar certos cuidados básicos, segundo especialistas.

A menina Isabela, que vive com os pais no Rio Grande do Sul, ganhou dos pais um canal no YouTube em que aparece brincando e interagindo com a família.

O vídeo em que a menina fala a frase “Fecha a porta, tá? Tranquilo?” é um dos mais populares que circulam pela web. As 17 filmagens postadas em seu canal no site somam mais de 39 milhões de visualizações.

Cristina Sleiman, pedagoga e advogada especialista em direito digital, explica que não há problema jurídico em os pais exporem seus filhos na internet. Ela diz que, mesmo assim, alguns cuidados evitam problemas no futuro.

- Os recursos existem para ser usados, mas com responsabilidade. Publicar vídeos que mostram filhos brincando ou bebês trocando de fralda não é ilícito, mas, dependendo da cena, existe o perigo de a foto ir parar em site de pedofilia. Não podemos esquecer que a internet é uma extensão da vida presencial. O risco é de que o conteúdo seja usado também no futuro, quando a criança cresce e se torna adolescente, por exemplo. Um vídeo que hoje é inofensivo amanhã pode virar motivo de chacota e constranger quem aparece nas cenas.

A pedagoga conta que a decisão de publicar vídeos dos filhos na web é dos pais. Como o bom senso depende de cada um, se eles acharem válida a experiência, podem postar o vídeo.

José Mariano de Araújo Filho, delegado de polícia e professor de investigação de crimes eletrônicos da Academia da Polícia Civil de São Paulo, conta que há situações em que criminosos recorrem a páginas de redes sociais e vídeos em família para recolher informações sobre potenciais vítimas.

- Nada impede que vídeos que mostram a criança com parentes, com a babá, filmados na frente de casa, por exemplo, e que estão na internet, sirvam para que criminosos analisem o perfil de potenciais alvos para suas ações.

Para Cristiano Nabuco de Abreu, psicólogo e coordenador do Grupo de Dependentes de Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da USP, na internet existe um falso senso de proteção e de intimidade.

- Muita gente não consegue dimensionar o efeito cascata que é próprio da internet. Um vídeo ou uma foto engraçados de si próprio ou dos filhos podem parecer normais e divertidos em um perfil de rede social, mas é preciso se perguntar se você teria coragem de imprimir milhares dessas imagens e distribuir aleatoriamente pela rua. É esse o alcance que a internet pode ter.

O especialista conta que, do ponto de vista da criança, não há problema em aparecer em vídeos pessoais, desde que ela não seja induzida pela família a atuar como adulto, fazendo com que apresente uma maturidade que ainda não existe.

Ele explica que, como não é possível ter a certeza de que a gravação será usada apenas com o propósito pelo qual ela foi publicada, é preciso pensar bem antes de compartilhar esse tipo de conteúdo.

- Tudo aquilo que é filmado dentro de um contexto em que você observa a expressão da espontaneidade, da intimidade, do afeto e da cumplicidade, eu sugiro que não seja aberto a toda a internet.

Veja dicas dos especialistas sobre a publicação de vídeos com crianças na internet:

- Use o bom senso

- Considere a internet como uma extensão da vida presencial e lembre que as leis se aplicam a nossa conduta, independente do meio utilizado

- Nunca mencione endereço, telefone e local que a família costuma frequentar

- Evite publicar vídeos com imagens das crianças em cenas constrangedoras

- Prefira compartilhar vídeos das crianças com as pessoas mais próximas

Nenhum comentário:

Postar um comentário