segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia do Metal no Rock in Rio 2011


Noite metal fecha primeira parte do Rock in Rio com chave de ouro

Domingo foi o destaque dos três primeiros dias; festival precisa melhorar infra-estrutura para segunda semana de shows

Plateia atenta, pouco espaço ao redor dos palcos. O domingo (25), que encerra a primeira etapa do Rock in Rio, foi o dia em que o público realmente assistiu aos shows. Não que nos outros dias não fosse assim, mas a programação coesa – com exceção do fraquíssimo Gloria – fez com que os fanáticos por metal arredassem pouco o pé e, braços em riste, comemorassem cada pancada nas guitarras, seja no palco Sunset – com Sepultura, Angra, Korzus e Matanza – ou no sucesso que foi o palco Mundo, coroado pela performance arrasadora do Metallica.
O Matanza se apresentou ao lado de B Negão já diante de um mar vestido de preto. A aceitação se repetiu nos shows seguintes. Acompanhado pela ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen, o Angra tocou para tanta gente que o telão do palco mundo precisou retransmitir as imagens. O resto da Cidade do Rock parecia vazio.
Daí o Gloria entrou em cena e provou ser um equívoco na escalação. A pose heavy metal artificial não convenceu e a banda brasileira recebeu as primeiras vaias do festival. O público virou de costas e foi conferir o Sepultura, incrivelmente colocado no palco secundário. O espetáculo que foi a apresentação com o grupo percussivo francês Tambours du Bronx – com uma participação especial de Mike Patton em "Roots Bloody Roots" e até fã tirando a roupa – provou que os organizadores fizeram um erro de avaliação crasso.
Desconhecido, o Coheed and Cambria ao menos não fez feio. E então o Motörhead, liderado pelo lendário Lemmy, deu uma aula de rock 'n' roll, num show impecável. Na sequência, o Slipknot tirava da caixa seu show de horrores, enquanto uns poucos alheios se atiravam na tenda eletrônica. Por fim, o Metallica encerrou a noite reverenciado por uma multidão apaixonada e metralhando com um som alto, bem alto. Que há muito, aliás, havia esvaziado a área vip e os camarotes: as celebridades nem deram as caras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário