segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Confusão na Uerj suspende prova para o Colégio Pedro II

Pais queriam entrar no prédio junto com seus filhos, mas foram impedidos.
Houve tentativa de invasão do prédio e as portas tiveram de ser abertas.

Do Bom Dia Rio

Uma confusão no exame de seleção para ingresso no Colégio Pedro II suspendeu a prova de matemática que seria aplicada na Uerj, no Maracanã, Zona Norte do Rio, na tarde de domingo (2).
Os portões da Uerj abriram às 12h30 e as crianças começaram a entrar. Porém, muitos pais insistiam para entrar com as crianças, mas foram impedidos pelos funcionários da universidade.
Alguns conseguiram entrar e, com as reclamações dos que ficaram de fora, começou um tumulto, com gritaria e empurra-empurra. Os portões foram fechados e policiais militares foram chamados ao local.
Os funcionários pediam calma aos pais, que insistiam em entrar no prédio. Às 14h50, a coordenação do processo de seleção decidiu suspender as provas.
Depois do aviso, formou-se do lado de fora do prédio um corredor para a saída das crianças, mas a solução não deu certo e a coordenação decidiu abrir as portas aas 15h30. Foi quando aconteceu uma invasão de pais no prédio em busca de seus filhos.
A direção do Pedro II informou que os portões da Uerj abriram às 12h30 as crianças deveria entrar ordenadamente, para serem levadas aos elevadores e, ao chegarem a um dos cinco andares onde seriam aplicados os exames, eram novamente orientadas por adultos a se dirigirem às suas salas de prova.
No domingo (2) seria realizada a primeira prova, a de matemática. São 25 mil candidatos para 430 vagas.
A direção do Pedro II, em nota, lamentou o episódio, e disse que houve confusão apenas na prova da Uerj no turno da tarde. Uma nova prova no foi marcada para o próximo o dia 9, a ser realizada no Colégio Pedro II de São Cristóvão, mas apenas para os candidatos ao 6º ano do ensino fundamental da unidade de Realengo. Segundo o Pedro II, os responsáveis deverão imprimir outro cartão de confirmação de inscrição a partir de terça-feira (4).
A coordenação do processo de seleção informou ainda que os responsáveis deverão entregar os candidatos no portão e esperar ali pela saída das crianças.

Eu estava lá com meu filho e presenciei tamanha falta de organização do concurso, onde todas essas crianças ( mais de 3000) estavam apavoradas com o tumulto. Tal tumulto já tinha presenciado no período da manhã (com meu outro filho) com os candidatos ao ensino médio, mas como são mais velhos souberam se virar melhor,sim se virar .Já no período da tarde nós pais, não tínhamos informação exata onde estavam nossos filhos e como seriam liberados após a prova. Fiquei muito nervosa porque não sabia nem se meu filho estava em sala e não havia segurança suficiente nem pessoas qualificadas para orientação.
Depois de 1:30h do horário que deveria começar a prova ,fomos informados da suspensão da prova . Tanto que não tinham pessoas suficientes que os pais invadiram o prédio para retirarem seus filhos. Quando peguei meu filho foi um alívio. Eu chocada.

2 comentários:

  1. Em São Cristóvão graças á Deus a organização foi ótima, todas as mães ou pais entregaram seus filhos ás 13:00 no portão A que foi onde também entreguei meu filho e ficamos do lado de fora esperando até as 16:00, foi tranquilo. Agora estou muito apavorada com a quantidade de inscritos para pouquíssima vaga e a prova aplicada foi muito rigorosa, muito difícil para crianças de 10 e 11 anos. Muita Criança, inclusive meu filho saiu chorando, pois a prova estava muito difícil. Agora, e quem não tem dinheiro como eu para colocar seus filhos no cursinho preparatório? Acho que isso poderia ser visto. Já que a unidade de Realengo vai ser cancelada, poderia cancelar todas as unidades e elaborarem uma prova mais fácil para as crianças. Me lembro muito bem, que o nosso ex- presidente junto com a nossa presidente atual, diseram que iriam aumentar o número de vargas nos concursos, pois é um absurdo o valor da mensalidade de um colégio, o do meu filho, por exemplo, o ano que vem vai passar para R$ 700,00 6º ano, o que faço? Coloco no colégio público? Pode acontecer com mais facilidade o contato com drogas, bulim, etc... Deixo sem estudo? Para ser mais um na rua pedindo esmola? Ou arrumo um emprego fácil de mais (garota de programa) para poder pagar minhas contas. Pois afinal o que ganho não consigo nem pagar a metade do que devo.
    O que faço????

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vivianni, infelizmente no nosso país a educação não é prioridade. Para colocarmos um filho em um bom colégio é assim além de ser super concorrido, no caso da UERJ, sem nenhuma estrutura. Sobre a seleção ser muito difícil será cada vez pior ,porque a concorrência também cresce sempre. Enfim ,manter nossos filhos está cada vez mais complicado.Beijos. E boa sorte pro filhão.

    ResponderExcluir