terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Flamengo: 30 anos da conquista do Mundial

Zico(Agência Estado)

Zico
Ele não marcou nenhum gol na decisão, mas foi eleito o melhor jogador em campo. Zico, que tinha 28 anos de idade, deu o passe para dois gols de Nunes e ainda cobrou a falta que resultou no segundo gol. Zico é o maior jogador da história do clube rubro-negro e, além do título mundial, levou o time ao troféu da Libertadores de 1981 e aos títulos brasileiros de 1980, 82, 83 e 87. Ele ainda ganhou o Campeonato Carioca sete vezes. Com a camisa do Flamengo, Zico fez 732 partidas e marcou 509 gols.
Flamengo(Agência Estado)
Em 82, o mesmo time campeão mundial em 1981

O Flamengo comemora nesta terça-feira uma das datas mais importantes de sua história. Há 30 anos, a equipe liderada por Zico e que já havia iniciado uma supremacia no futebol nacional na primeira metade dos Anos 80, conquistou o mundo. O título interclubes, no dia 13 de dezembro de 1981, saiu em um duelo contra o Liverpool, com o placar de 3 a 0. Para ilustrar essa conquista rubro-negra, que foi o terceiro título mundial de um clube brasileiro, veja nas próximas páginas a história dos jogadores que entraram em campo como titular naquela partida.
Nunes(Agência Estado)

Nunes
O centroavante rubro-negro era conhecido por ser o "Artilheiro das Decisões". Não foi diferente no Mundial Interclubes e, mais uma vez, foi consagrado por passes milimétricos de Zico. Ele abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo com um toque por cobertura sobre o goleiro Grobbelaar. Aos 41 minutos, decretou o triunfo com um chute cruzado no canto direito. Nunes tinha 27 anos de idade na época do Mundial. Em oito anos pelo Flamengo, fez 214 jogos e marcou 99 gols. Além do título mundial e da Libertadores, ganhou quatro Brasileiros e um Carioca.
Andrade(Agência Estado)

Andrade
Andrade jogou por 10 anos seguidos pelo Flamengo, clube que o revelou. Por isso, tornou-se o quinto jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra. Foram 569 partidas e 28 gols. Andrade foi campeão mundial aos 24 anos de idade e ainda ganhou a Libertadores e foi titular dos quatro títulos brasileiros nos Anos 80. O volante também foi campeão carioca em quatro oportunidades. Depois de se aposentar, chegou a dirigir o Flamengo e foi campeão brasileiro como técnico em 2009.

 
Júnior(Agência Estado)

Júnior
No Brasil, só atuou com a camisa do Flamengo, assim como Zico. Foi campeão mundial aos 27 anos de idade e deu início à era dos laterais que ajudavam na armação da equipe. Por isso, foi levado ao meio-campo no meio dos Anos 80. Pelo Flamengo, Júnior ganhou os Brasileiros de 80, 82, 83 e 92, o Mundial e a Libertadores de 81 e mais seis Campeonatos Cariocas. Foram 874 jogos pelo Flamengo, com 77 gols, sendo o recordista de partidas com a camisa rubro-negra. Ele atuou no Flamengo até os 39 anos. No final da carreira, ajudou o clube a ganhar o Brasileiro de 1992, sendo o maestro do time, e a Copa do Brasil de 1990.
Adílio(Agência Estado)

Adílio
Adílio tinha 25 anos na conquista do Mundial e fazia parte do habilidoso meio-campo, ajudando tanto na criação quanto na marcação. Foi o autor do segundo gol no triunfo por 3 a 0 sobre o Liverpool e fez 615 jogos pelo clube, tornando-se o terceiro atleta com mais partidas, e marcou 128 gols. Além do Mundial e da Libertadores, Adílio, que atuou no clube entre 1975 e 87, conquistou três títulos brasileiros e cinco cariocas.

 
Leandro(Agência Estado)

Leandro
É outro jogador que revolucionou a posição do lateral. Marcava com enorme eficiência, fato que o fez terminar a carreira como zagueiro, e tinha grande habilidade para construir jogadas ofensivas. Ele só jogou pelo Flamengo e pela seleção brasileira. No clube rubro-negro atuou de 1978 a 1990, com 417 partidas e 14 gols. No Mundial, tinha 22 anos de idade. Ele também conquistou a Libertadores, quatro títulos brasileiros e quatro cariocas. Encerrou a carreira em 1990, aos 31 anos, por causa de lesões no joelho.

DefesaNessa foto oficial do começo de 1982, está exatamente a formação que começou o jogo contra o Liverpool. O goleiro era Raul (em pé, segundo da esquerda para a direita), que foi contratado do Cruzeiro em 1978 e participou da melhor fase do time. Na conquista do Mundial, já tinha 37 anos de idade e encerrou a carreira em 83, após 228 jogos no Rubro-Negro. O zagueiro Mozer (terceiro da esquerda para a direita em pé), ao contrário, estava começando carreira e tinha 21 anos. Ficou no clube até 87, com 293 partidas e 21 gols. Marinho (na sequência de Mozer) ficou no Flamengo entre 80 e 84, atuando 219 vezes e marcando seis gols
Ataque
Na linha de frente, Tita (agachado, primeiro da esquerda para a direita) era uma das estrelas. Atuou por 391 partidas no Flamengo, clube que o revelou, e marcou 135 gols. Disputou o Mundial com 23 anos de idade. Lico (último da esquerda para a direita) completava a linha de frente pelo lado esquerdo, mas era também confundido com um meio-campista. Na conquista do Mundial, tinha 30 anos de idade. Pelo Flamengo, jogou principalmente entre 80 e 84, com 129 partidas e 16 gols.

Fonte:MSN

Parabéns meu Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário